Fundada em 9 de Maio de 1980, a ArteViva iniciou a sua actividade no Externato D. Manuel de Mello no Barreiro, onde durante 17 anos manteve regular produção de espectáculos. Em 1997, a Câmara Municipal do Barreiro (CMB) adquiriu o que é hoje o Teatro Municipal, para ali instalar a ArteViva, a qual adquiriu o estatuto de companhia residente. No seu novo espaço a Companhia aumentou o ritmo de produção e pôs em marcha um projecto de formação teatral, conhecido por Escola de Teatro do Arte Viva. Mais tarde, o projecto de formação viria a ser alargado às actividades de complemento curricular do ensino básico.
Cotejando as fichas técnicas dos espectáculos ao longo dos anos, verifica-se que entre actores, técnicos e colaboradores, mais de duzentas pessoas deram o seu contributo para fazer da ArteViva aquilo que ela é: a Companhia de Teatro do Barreiro. E tudo só é possível com o apoio regular do público barreirense e da CMB – que, reconhecendo o trabalho cultural desenvolvido ao longo dos anos, atribuiu à Arte Viva, em 2005, a Medalha de Ouro de Mérito Municipal, e em 2010 o galardão "Barreiro Reconhecido" na categoria de Cultura, Artes e Letras.
Actualmente, além dos vários membros fundadores ainda activos, as equipas multigeracionais mantêm a ArteViva em constante desafio de produção e de novos projectos. A circulação dos jovens que se iniciaram na Escola de Teatro, outros que herdaram o gosto dos pais e tios, e alguns que acabam por se profissionalizar em áreas culturais, permite a constante renovação das ideias que contribuem para a melhoria da qualidade do trabalho da Companhia de Teatro do Barreiro.
Em 2010, ano da comemoração dos 30 anos da Companhia, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, foi apresentada uma exposição sobre a actividade do grupo e editado o livro "ArteViva - 30 anos de memórias... e outras estórias", de Paula Magalhães, onde são recolhidos registos de todos os espectáculos da Companhia até esse ano.
"No Barreiro, a ArteViva viu crescer, ao longo de 30 anos, uma cidade à sua volta. A história da companhia está contada num livro comemorativo que mostra a "sociedade criativa e mais participativa" que quis ajudar a criar". Por Tiago Bartolomeu Costa, Ípsilon-Jornal Público (clique para ler artigo completo).
E o desafio continua...!
A ArteViva Companhia de Teatro do Barreiro é uma associação cultural, pessoa colectiva de direito privado sem fins lucrativos.
Órgãos Sociais para 2018/2019 Direcção: Jorge Cardoso,João Henrique Oliveira, Patrocínia Cristovão. Conselho Fiscal: Genoveva Pimpista, Alexandre Antunes, Rui Martins. Assembleia Geral: Rui Paulo Félix, Ângela Farinha, Rita Conduto.
Sócios O contributo dos associados é fundamental para o desenvolvimento e continuidade da ArteViva, pois os espectáculos e actividades levadas a cabo destinam-se ao enriquecimento cultural da comunidade barreirense.
Faça-se nosso associado, e através de uma quota anual de 20€, usufrua das seguintes condições:
Câmara Municipal do Barreiro (A ArteViva Companhia de Teatro do Barreiro é uma entidade protocolada com a CMB.)
www.cm-barreiro.pt
Centro de Yoga Samkhya do Barreiro
AureaBox - Especialistas em Exercício e Saúde
Se é associado destas instituições, informe-se sobre os descontos
Rostos
Cultura de Borla